18 de mar. de 2010

Curiosidades da Natureza - O mais incrível tubarão


O mais incrível tubarão

O megalodon foi o maior tubarão já visto nas águas dos mares da Terra.

Acredita-se que o megalodon se desenvolveu há cerca de 20 milhões de anos e foi extinto nos últimos três ou quatro milhões de anos.

As atuais gaiolas de proteção contra tubarões teriam oferecido pouca resistência diante dessa fera ( Foto Simulação ).
Calgumas vértebras e esqueletos parciais. Os dentes são em muitos aspectos similares aos do tubarão-branco atual (Carcharodon carcharias), mas com um tamanho que pode superar os 17,5 centimetros de comprimento, pelo que se pode considerar a existência de um estreito parentesco entre as espécies. No entanto, alguns investigadores opinam que as similitudes entre os dentes de ambos os animais são producto de um processo de evolução convergente.
As estimativas mais sensatas do tamanho desta criatura oscilam entre os 12 e os 15 metros. As primeiras reconstituições. com comprimentos que podiam chegar aos 30 metros, consideram-se de maneira geral como pouco precisas.
Em 1995, foi feita proposta para mover a espécie para um novo género, Carcharocles. Esta questão ainda não está de todo resolvida. Muitos paleontólogos inclina-se para o nome de Carcharocles, enquanto que outros (sobretudo especialistas em biologia marinha) mantêm a conexão com o tubarão-branco e incluem ambos os animais no género Carcharodon. Os defensores de Carcharocles opinam que o ancestral mais provável do megalodonte foi a espécie Otodus obliquus, do Eoceno, enquanto o tubarão-branco descenderia da espécie Isurus hastalis.
Existe a teoria de que os megalodontes adultos se alimentavam de baleias e que se extinguiram quando os mares polares se tornaram demasiado frios para a sobrevivência dos tubarões, permitindo que as baleias pudessem estar a salvo deles durante o verão.

2 comentários:

nicoleti disse...

Nossa que medo !!!

Anônimo disse...

Deixa de frescura, puta safada!