19 de mar. de 2010

Curiosidades da Natureza - Guepardo


Sua velocidade é uma proteção. Talvez, por isso, não tenha medo do homem, sendo facilmente domesticado. Os sultões da índia tinham centenas deles e usavam os Guepardo como cães de caça. Há muito desapareceram da Ásia e hoje são raros na África.
Com um treinamento hábil, o guepardo pode tornar-se uma companhia afetuosa. Tem a agilidade dos grandes felinos. Seu parentesco com eles mostra-se na pequena cabeça redonda, pelagem e grande cauda malhada. contudo, pelas longas pernas, garras não-retráteis de latido, assemelha-se a um cão. A fêmea do guepardo produz de dois a cinco filhotes, duas vezes ao ano. Não se reproduz bem em cativeiro.
Os guepardos são bichos admiráveis. Nenhum mamífero no planeta é mais veloz do que eles. Podem alcançar a incrível velocidade de 120 quilômetros por hora em apenas três segundos. É o equivalente a aceleração de um carro da Fórmula 1.
Tamanha explosão muscular custa caro. Como um corredor de curta distância, o guepardo é rápido, mas tem pouca resistência. Ele gasta tanta energia correndo atrás da presa que fica extenuado. Depois de 30 segundos de perseguição, não tem força nem pra comer na hora. Aí, chega outro bicho e pronto: metade da refeição é sempre roubada.

Nenhum comentário: