4 de jan. de 2009

São Maurício- 1º Santo Negro


São Maurício foi um capitão na Legião Tebana, uma unidade do exército romano que fora recrutada no alto Egito, na cidade de Tebas, e composta inteiramente de cristãos. Foi o primeiro santo negro do Cristianismo. O nome Maurício quer dizer "mouro negro" em grego.
Durante a insurreição gala do Bagaude, Maximinus marchou com a Legião Tebana sendo uma parte do seu exército. A revolta foi suprimida, e no seu retorno para Aguanum (agora Saint-Moritz ou Saint Maurice en Valais) na Suíça, Maximinus deu ordem para que todo exército fizesse sacrifícios aos deuses romanos em agradecimento ao sucesso da campanha. Como parte da celebração, Maximinus ordenou a execução de vários prisioneiros cristãos. A Legião Tebana recusou-se a obedecer a ordem e se retirou dos ritos, deixando o acampamento e se distanciando bem longe do resto do exército para não ser impelida ao que eles viam como terrorismo contra suas crenças. Maximinus repetidamente ordenou que a Legião Tebana obedecesse suas ordens, e quando eles continuaram recusando, ele ordenou que a unidade fosse "dizimada", uma prática na qual um de cada dez homens era morto. A Legião, contudo, não se abalou, apesar das ameaças de uma segunda dizimação, que foi executada. Maximinus disse aos remanescentes que seriam todos mortos, mas seu capitão, Maurício, inspirou neles o exemplo dos soldados já martirizados, e lhes falou que a todos eles estava assegurado um lugar no Céu. Todo último homem foi decapitado por outros soldados, sem resistência. Maximinus chegou a ponto de levar as execuções até mesmo contra os membros da Legião Tebana estacionada em outro lugar no Império da Gália, incluindo a própria Roma.
São Maurício é um dos santos mais populares da Europa ocidental. Há mais de 650 lugares sagrados que levam seu nome na França. Mais de setenta cidades levam o nome dele. Na Idade Média são Maurício foi o santo protetor de várias dinastias da Europa e depois dos santos imperadores romanos, muitos dos quais foram ungidos diante do altar de são Maurício na Catedral de São Pedro, em Roma. O rei Sigismundo da Borgonha doou terra para um monastério em honra dele, em 515. Henrique I (919-936) cedeu a província suíça de Aargua em troca da Lança dos Santos; e a relíquia sagrada, a Espada de são Maurício, foi usada pela última vez na coroação do Imperador Carlos da Áustria como rei da Hungria, em 1916.
Segundo a tradição católica o dia de festa de São Maurício é 22 de setembro.

Nenhum comentário: