4 de set. de 2008

Peter T. Nash


Dr. Peter Theodore Nash
E-mail: ptnash@est.com.br


É professor do Departamento Bíblico na área de Antigo Testamento desde 1996. Atua nos diferentes cursos da graduação – teologia, educação cristã e diaconia - e na pós-graduação em teologia (IEPG). Desde 1999, divide seu tempo com o projeto de pesquisa sobre Negritude na Igreja e na Bíblia. Antes de aceitar o convite da EST para lecionar em São Leopoldo, deu aulas nos Estados Unidos na área de pós-graduação em teologia, e de 1992 a 1995 coordenou as atividade do Centro da Igreja para Assuntos de Experiência Negra (Center for the The Church in the Black Experience).
Lecionou e deu palestras em vários locais nos Estados Unidos, Israel, Moçambique, África do Sul e Zimbábue. Seu interesse por questões culturais e religiosas o levou a ser o representante do Bispo Luterano do Sínodo Metropolitano de Chicago em assuntos ecumênicos. De 1990 a 1992, fez parte da coordenação do 12th National Workshop on Jewish-Christian Relations e palestrou nesta ocasião sobre os motivos do fracasso da aliança entre judeus e negros norte americanos.
Concentra-se agora nas línguas semíticas (especialmente as do povo de Israel e de seus vizinhos) e nos aspetos policulturais e transculturais do antigo mundo afro-asiático, ou seja, da terra santa. Estas pesquisas buscam as raízes culturais e genéticas das tribos israelitas, o estudo de tradições vetero-testamentárias e suas possíveis relações com tradições atuais na África.
Fez o Bacharelado em Letras (Grego e Hebraico) em 1975, pelo Concordia Senior College, Fort Wayne/Indiana Fez o Mestrado em Teologia (Historia da Doutrina) em 1979, pelo Princeton Theological Seminary/New Jersey . A dissertação versou sobre "O Papel de Escritura na Pregação", segundo as Confissões Luteranas. Fez o Doutorado ( Idiomas e Civilizações do Antigo Oriente Médio) em 1992, pela University of Chicago/Illinois. A tese versou sobre "O Particípio Ativo Qal no Hebraico Bíblico: um elemento sem aspecto verbal no pano de fundo da narrativa". Durante seus estudos superiores, estudou também na Alemanha, no Egito e na Jamaica.
Publicações:
• "Você foi escravo no Egito: Por que não podemos ser ou ter ou ser escravos cento e dez anos depois?" Estudos Bíblicos 57, 1998.
• "Hermenêutica Negra nos EUA" Estudos Teológicos 40/1, 2000.
• "Como Falar em Negritude na Bíblia" Identidade! 2/1, Jan/Abr-2001. x

Com o objetivo de tornar publica as pesquisas do Dr.Peter T. Nash, irei aos poucos publicando alguns fatos que foram embasados em achados arqueológicos e que fazem parte de sua tese de doutorado"O Papel dos Africanos negros no povo de Deus ", deixando claro que o interesse destes artigos e da própria tese não tem por objetivo criar um movimento de segregação racial, mas mostrar que ao longo dos anos a participação da raça negra no contexto da História Bíblica não tem sido devidamente contada.

Nenhum comentário: