5 de set. de 2008

O Papel dos africanos negros na História do povo de Deus I



“A Terra Santa O Israel bíblico se encontrava bem na encruzilhada do mundo que linguisticamente historiadores designam como Afro-Ásia. O mundo afro e o mundo asiático não foram mundos separados, mas entrelaçados lingüística e culturalmente.
Infelizmente, a trajetória inicial ( Expedição de Carsten Niehbuhr) dos estudos antropológicos e os achados arqueológicos foram longe demais em estabelecer uma ênfase mesopotâmica e uma negligencia das influencias africanas. Além disso, o racismo, tanto explicito quanto implícito,impedia a integração adequada das pesquisas dos povos africanos,o Egito e a Núbia,nos estudos bíblicos. Os artigos que serão aqui publicados tem por objetivo revisar ou revisitar a situação durante o século passado e fornecer um exemplo, a história da interpretação européia de 2 Samuel18:19-33, que não podia aceitar a presença de um africano entre a guarda de elite de Davi “

* Este é o texto levemente revisado da aula Inaugural do 1º semestre de 2002 na Escola Superior de Teologia, proferida em 26 de fevereiro de 2002, pelo Dr. Peter Nash.

Nenhum comentário: