19 de nov. de 2009

"Gênesis", quadrinho de Crumb sobre a Bíblia, lidera mais vendidos do "New York Times"


A adaptação de Robert Crumb(FOTO ) do livro inicial da Bíblia está no primeiro lugar da lista do jornal "The New York Times" de quadrinhos mais vendidos. "Gênesis" tem como personagens Adão, Eva, Caim, Abel, Noé, Abraão, Sara, Jacó e José e utiliza o texto bíblico original e integral. A obra levou quatro anos para ser concluída, período no qual Crumb se dedicou a um estudo profundo nas pesquisas mais atuais a respeito do texto bíblico, à iconografia clássica e em um material fotográfico gigantesco da Terra Santa. Apesar de o autor não se afastar das polêmicas, retratar cenas de nudez, sexo, incesto e violência --trechos que afinal estão presentes no texto original- não se trata de uma obra satírica, mas de um retrato respeitoso e sincero de um dos maiores quadrinistas vivos de um dos livros fundamentais da cultura ocidental.
Em entrevista à Folha em setembro, Crumb declarou ter tido um sonho em que viu Deus, que o inspirou no livro. Diz que hoje, após ter se tornado um especialista no Gênesis, vê Deus como um personagem "duro, severo, patriarcal e tribal". Crumb, autor de "Fritz the Cat" e "Mr. Natural" , é um símbolo da contracultura dos anos 60.
• Conheça outros livros de Robert Crumb em português
No segundo lugar da lista de mais vendidos está o quadrinho de super-heróis "Final Crisis: Legion of Three Worlds", seguido de "The Wonderfull Wizard of Oz" e "Ultimatum" na terceira e quarta posição, livros sem edição brasileira. Em quinto, está o terceiro volume da série "Os Mortos-Vivos", de Robert Kirkman.

Nenhum comentário: