30 de set. de 2008

Os Judeus comemoram o ano 5.769.


Judeus de todo o mundo comemoraram o Rosh Hashaná ( que significa cabeça do Ano em Hebraico e ocorre nos dois primeiros dias do mês Tishrei,segundo a tradição judaica,o primeiro dia desse mês marca a criação do homem por Deus ), o Ano Novo judaico, na noite da ultima segunda-feira (29). Para saudar a chegada do ano 5769, as famílias seguem a tradição: reúnem-se para jantar, além de comparecerem às sinagogas para orações.
Nas sinagogas, o Rosh Hashaná é comemorado com orações e com o toque do Shofar, um instrumento feito de chifre de carneiro e que avisa sobre a chegada dos “Dias de Arrependimento”, que culminam com Yom Kipur – o Dia do Perdão, na noite de 08 de outubro. O Yom Kipur é a data mais sagrada do calendário judaico, em que se faz jejum para atingir uma introspecção completa e pede-se o perdão dos pecados cometidos. Em Yom Kipur, o homem deve responder perante DEUS à pergunta: ” Que tipo de pessoa eu me tornei ?
Na religião judaica existe uma simbologia forte nos rituais, centrada nos alimentos. O pão redondo( Chala Agula) simboliza os ciclos da vida pão usado no Shabat (Sábado) dia de descanso,entre o pôr-do-sol de sexta-feira e o de sábado, a maçã com mel simboliza a idéia de se ter um ano doce, assim com a romã significa uma disposição para que a nossa vida tenha tantos méritos como as sementes dessa fruta.



Shaná Tová ! (Feliz Ano Novo )

Nenhum comentário: