31 de out. de 2008

Luteranos lembram o Dia da Reforma


O marco do luteranismo mundial será comemorado no dia 31 de outubro por mais de 100 mil luteranos em todo o Vale do Itajaí. O Dia da Reforma será lembrado em 85 igrejas espalhadas por 23 cidades da região. De Rio dos Cedros, no Médio Vale, passando por Blumenau, até Bombinhas, no litoral, cultos e celebrações especiais vão lembrar os 490 anos de um dos mais importantes eventos da história da Igreja Cristã.
Em 1517, quando o jovem padre Martin Lutero(Foto) afixou as 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittemberg, ele quis popularizar o entendimento sobre Deus e a religião. Por isso, a primeira ação de Lutero foi se revoltar contra a venda de indulgências. “Se o Papa vende indulgências para salvar a vida dos cristãos, por que ele não fazia isto simplesmente por amor?”, questionava Lutero. Outro grande feito do jovem padre foi traduzir a Bíblia para a língua alemã, quando na época somente os integrantes do alto clero tinham acesso aos escritos em latim ou grego.
“A lembrança desta data é propícia para uma reflexão a respeito das oportunidades que o jovem Martin Lutero encabeçou naquela época e que repercutem até hoje. Lembramos, também, os oito anos da declaração conjunta pela justificação por graça e fé. Assunto defendido por Lutero há quase 500 anos”, enfatiza a pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Comunidades de todo o Vale do Itajaí estão se organizando para receber os membros na quarta-feira histórica da igreja. A Paróquia da Itoupava Seca/Blumenau vai realizar um culto especial às 19h30, na Igreja Martin Luther, com a participação do conjunto de metais. “Neste dia, além da história de Lutero, estaremos lembrando os quatrocentos anos do nascimento de Paul Gerhard, um dos maiores escritores de músicas do cristianismo. Esta data está sendo lembrada por igrejas do mundo todo”, enfatiza Simone Westphal. No mesmo horário as paróquias blumenauenses Centro, Velha e Vila Itoupava reúnem seus fiéis.
A Paróquia de Itoupava Central/Blumenau tem programado um culto para as 20 horas. No médio Vale, as comemorações começam às 19 horas, na Paróquia de Indaial, e às 20 horas, na Comunidade Cristo Redentor, em Timbó. No litoral, o culto inicia às 20 horas, em Itajaí.
Reforma: Esse movimento resultou na divisão da Igreja do Ocidente entre os "católicos romanos" de um lado e os "reformados" ou "protestantes" de outro; entre esses, surgiram várias igrejas, das quais se destacam o Luteranismo, de Martim Lutero. A Reforma teve intuito moralizador, colocando em plano de destaque a moral do indivíduo (conhecedor agora dos textos religiosos, após séculos em que estes eram o domínio privilegiado dos membros da hierarquia eclesiástica). Suas principais figuras foram Jan Huss (1370-1415), Martin Lutero (1483-1546) e João Calvino (1509-1564).

Nenhum comentário: